Powered By Blogger

domingo, 9 de junho de 2013

Instrumentos parte 3 - SURDOS

Chegamos ao terceiro instrumento da saga ....

E agora vamos falar e entender um pouco sobre os surdos . Os surdos são os pilares de uma bateria ,  vem deles uma grande parte da responsabilidade de manter o  andamento do samba . Em grande maioria das baterias , existem 3 tipos de surdos , de primeira , segunda e terceira .

O surdo de primeira , é o " começo " da bateria , é a primeira batida , a base da bateria . É o surdo mais grave dos 3 ,  tocado no tempo fraco  do samba . Na maioria do desfile, se toca o surdo de primeira de forma " reta " , mudando  sua batida apenas nas viradadas , e claro , nas paradinhas .

O surdo de segunda é justamente a resposta do surdo de primeira . Importantíssimo para o andamento do samba também . Tem uma afinação média , e sua batida só varia na hora das paradinhas e algumas raras viradas .

O surdo de terceira , é o surdo mais " livre " dos 3 , que hoje em dia já não é tão livre assim . É o surdo mais agudo , tocado com muitas variações e muitas notas .  Digo que hoje em dia não são tão livres assim , pois estão sedo padronizados , unificando a forma de tocar , estão sendo " desenhados " assim como sempre foram os tamborins , porém os surdos de terceiras costumavam ser tocados " cada um por si  " . Particularmente eu acho que é  mais uma evolução do que  o " assassinato do improviso "

Ainda existem 2 exceções  com relação aos surdos , que veem da Mangueira e da Mocidade  .

Mangueira : a bateria não tem surdo de segunda , somente o tradicional " surdo um " e o surdo mór que executa uns cortes durante o samba , porém sua levada é bem diferente do surdo de terceira .

Mocidade : As marcações são  " invertidas " , enquanto na maioria das escolas , o surdo mais grave é o de primeira , na Mocidade o surdo mais grave é o de segunda , e consequentemente , o médio é a primeira" .

Agora a parte prática dos surdos de primeira , segunda e terceira ...

<a href="http://www.linkedtube.com/Ys1hMVAoLtMaa58664c9760ced69f86f364ef842d0d.htm">LinkedTube</a>



Nenhum comentário:

Postar um comentário