Powered By Blogger

sábado, 8 de junho de 2013

Instrumentos parte 2 - REPIQUES

Vamos ao segundo instrumento , da nossa pequena série....

O Repique é  um instrumento mais de "cozinha ", que não costuma ser ouvido , quando estamos avaliando  uma bateria por fora  . Mas por dentro , a coisa é bem diferente , a levada do repique soma muito bem a das caixas .

Não é um instrumento caracterizador de baterias , como a caixas e surdos , até mesmo por não ser tocado por muitas pessoas . Numa bateria de 300 ritmistas , existe uma média de 20 repiques .  Mesmo assim , os repiques não perdem a sua importância , aliás a importância do repique é a grande questão de ele ser tão respeitado  numa bateria .

Quando estamos tocando mais espalhados pela   bateria , e observamos repiques , costumamos esperar alguns floreios  , que ele sobressaia , que faça sempre alguma coisa diferente em meio as batidas predominantes de caixas e surdos .

Claro , que eu não ia deixar de lado os repiques de bossa né galera ? Pra quem não sabe , os repiques do bossa , são os ritmistas que tocam repique   geralmente no " corredor " da bateria . Vem deles a  " subida " da bateria . Tanto nas paradinhas do  samba quanto no esquenta , quando são exigidos , tem alguns segundos para cumprirem sua função , que sempre é bem ensaiada antes do desfile , o que faz todos( 2 , 4 , até 6 ) ficarem bem sincronizados . 

Entre os repiques de bossa , algumas baterias tem introduzido  o REPIQUE MÓR , que é um repique maior do que o normal , e com uma afinação bem diferente . A junção dos 2 tipos de repique com a levada das caixas , resultam num encontro rítmico muito interessante para ser apreciado .

Confira os 2 videos abaixo ...

Esquenta da bateria da Viradouro em 2011 ... esse é pra você se sentir dentro da bateria mesmo !
<a href="http://www.linkedtube.com/ZVnAepy7foQ1451ac43fba3bc8da60060ddf5471f4d.htm">LinkedTube</a>

abaixo , levada de repique mór 



Nenhum comentário:

Postar um comentário