Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de junho de 2013

A BATERIA



Fevereiro ou Março , é o mês do carnaval . É quando o “ maior espetáculo da Terra “ invade televisões de mais de 60 países , sendo transmitido da Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro , berço do samba . A cada ano o carnaval evolui  constantemente , graças a dedicação de profissionais , que divididos por setores trabalham aproximadamente 8 meses para tudo funcionar em 80 minutos .
Um dos setores mais importantes da escola , a bateria , tem papel fundamental  dentro de um desfile e amplo destaque . Conhecida como o “coração da escola “ , é sempre o primeiro setor a começar os trabalhos para o ano seguinte . Cada bateria , costuma desfilar em média com 250 ritmistas , além do Mestre de bateria e os diretores (auxiliares, que ocupam o corredor da bateria e as laterais ) .
Com o começo dos ensaios , é hora de sincronizar e avaliar cada instrumento no geral  de uma bateria , caixas , repiques , surdos , cuícas , tamborins e chocalhos . Como o foco é o desfile , a padronização no modo de tocar  até  a  perfeita execução de bossas , é um processo demorado , onde cada ritmista também é avaliado individualmente .
Enfim é chegado o grande dia , por qual todos que gostam de carnaval esperam . Marquês de Sapucaí , com os olhos do mundo a observar o trabalho feito em meses . As baterias , são pontos altos dos desfiles , por suas bossas e rainhas sempre bem destacados pela mídia . O que não envolve muito a mídia , porém é o mais importante do desfile, é a passada pela cabine de jurados , onde cada bateria tem em média 5 minutos para garantir sua nota máxima, isso por 4 vezes durante todo o desfile . 
Depois do desfile , é só aguardar a quarta feira de cinzas, ( dia da apuração) e a abertura dos envelopes determinam um dia de alegria ou tristeza na quadra de tal escola . Todo ritmista,mestre,diretor fica na ansiedade e no desejo de obter os 40 pontos ( 10 em cada jurado ) mas a grande euforia fica por conta da posição final , podendo a escola voltar a desfilar no sábado das Campeãs ( que acontece no primeiro sábado após o carnaval com as 6 escolas mais bem colocadas do carnaval ) . 
No desfile das campeãs , o que fica evidente é a  alegria e descontração em ambos os setores de todas as escolas, o julgamento não é feito , portanto é um desfile só de comemoração , e as baterias  tendem a se soltar e atingir apresentações melhores .
Passado o desfile das campeãs ,vêem as possíveis contratações e mudanças , e um breve descanso . Mas só um breve descanso , 3 meses após o carnaval , recomeçam os ensaios. Para a bateria que perdeu décimos , trabalhos são feito pelos mestres sobre as justificativas , para que os deslizes não aconteçam novamente . E para as baterias que não perderam pontos e a direção  , o trabalho continua com o mesmo padrão , mas claro , sempre buscando a inovação , pois esse é o grande meio de satisfazer os julgadores e claro , os  ritmistas . . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário